A importância dos orgânicos e de consumir orgânicos

Os produtos orgânicos e biodinâmicos possuem não apenas vantagens para o seu corpo no sentido de alimenta-lo de uma forma mais saudável, a importância desses alimentos não se dá na forma social.
Hoje em dia aproximadamente 1 terço dos alimentos que nós consumimos estão contaminados com agrotóxicos, atualmente o Brasil lidera o consumo de alimentos que utilizam agrotóxicos em seu cultivo. Nos últimos 10 anos a produção agrícola brasileira aumentou o consumo destes componentes químicos em 190%, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) divulgou um documento se posicionando contra as atuais práticas de uso de agrotóxicos no Brasil, ressaltando os seus reais risco à saúde e sua consequência no aumento do índice de câncer.
Estes compostos químicos não apenas são prejudiciais ao corpo humano mas também são altamente prejudiciais ao meio ambiente. Geram poluição, intoxicação aos trabalhadores que manejam estes produtos e à população que vive ao redor, contamina o solo, lençóis freáticos e toda a fauna e flora que possa existir ao redor da plantação. As sementes geneticamente modificadas (alimentos transgênicos) também contribuem para o aumento do uso dessas substâncias.
Para o INCA a solução para melhorar a saúde física do brasileiro, o desenvolvimento social e preservar o meio ambiente é aumentar o consumo de alimentos orgânicos e biodinâmicos. Os alimentos orgânicos e biodinâmicos buscam promover a qualidade de vida e proteção ao meio ambiente. Sua principal característica é não utilizar agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Os produtos biodinâmicos além de manterem o rigor no cultivo livre de compostos que danam a produção dos alimentos e seu entorno, buscam integrar de forma global os elementos da natureza e a auto sustentação da propriedade.
A agricultura biodinâmica estuda os movimentos da lua e de outros astros já que a ação da gravidade da lua pode influenciar no crescimento da produção das plantas. Através deste processo existem pesquisas que apontam que o valor nutritivos destes alimentos aumenta.